sábado, 9 de outubro de 2010

Até onde vai a selvageria humana?

O ser humano parece que retrocedeu a sua origem de milhões de anos. Embora esteja buscando novas tecnologias para a sua própria melhoria de vida. Porém, sua mente esta voltando ao tamanho de um caroço de azeitona, e ainda pior, ao invés de se transformar em um Homo Sapiens Sapiens se torna filhote de um primata do qual segundo a teoria da evolução de Darwin, deu origem ao o que hoje chamamos Ser Humano.

Mas até que ponto este Ser dito como sabedor da sabedoria, pode chegar e tratar o outro que é da sua mesma espécie como algo qualquer? É claro, nem todos fazem isso. Não podemos ser rigorosos com tal informação, mas alguém poderia explicar o porquê de tanta barbaria? Não? Já estava previsto que ninguém, de fato, soubesse responder tal pergunta.

Pais que matam filhos, filhos que roubam pais. Irmãos que se matam. Religiosos acusados de pedofilia. E um mundo virado de cabeça para baixo. Onde está escondida a moral e o bom costume de amar o seu próximo? O instinto animal fica mais evidente, que o próprio amor? Os homens perderam a “cabeça” para sua própria cobiça de fazer justiça com as mãos, sem ao menos olhar o desejo do outro. Talvez, essa vontade insana pela justiça, seja provocada pela falta de segurança que o homem sinta. Ou por seu próprio impulso natural.

No entanto, se são racionais, por que este instinto tem mais voz que o pensar? Esta dúvida, de que o homem é racional, fica cada vez mais visível, o exemplo que pode ser dado são casos de idosos que apanham dos seus próprios filhos, ou netos. E até pessoas que são pagas para cuidar destes, que o tempo fez questão de desgastar. O mau que eles fazem? Nenhum. Simplesmente, consumiu o seu tempo, do qual, um dia, fora investido nestes ingratos e desonestos.

Este tipo de ação faz recordar e voltar ao velho Caribe, onde existiam lá, nativos canibais, que transformavam seus presos em refeições. E não pessoas da mesma espécie tornando-os sacos de pancadas, mortos vivos ou simplesmente bonecos da china, vendidos em qualquer feirante, que podemos arremessar no chão, chutar ou até mesmo tocar no fogo, que não sentirá dor alguma. Isto hipoteticamente nos lança a pensar que o homem se torna mais canibal, que os próprios.

As pessoas buscam cada vez mais, a falsa sensação de segurança. Colocando imensas grades, arames elétricos, câmeras de segurança e infinitos muros, que mais parecem horrendos presídios, como se isso ajudasse a fugir da falta de confiança que seu psicológico vive. No entanto, esta ausência, pode ser provocada na sua própria casa. E o fim disto, talvez não esteja tão próximo assim. E por mais alto que seja seus muros de lamentações. Maior é a insegurança.

O rancor e a cobiça pelo poder causa no humano a cegueira do instinto animal, que até mesmo os próprios seres vivos, utiliza este impulso natural para poder sobreviver. O Homo Sapiens Sapiens com essa usura provoca no outro a sensação de receio, medo, tristeza e principalmente dor. Há custo de que? Só você pode responder.

5 comentários:

  1. A custo de nada.. falta amor(Deus) nos corações das pessoas....

    ResponderExcluir
  2. Perfeito Jefferson... Um dos fatores mais conflitantes são as relações humanas, que estão sendo arranhadas diante de um mundo cada vez mais materialista e competitivo. Os valores e princípios que davam sustentabilidade a uma amizade concreta, a construção de um relacionamento e a formação de um profissional de caráter e sucesso, estão sendo substituídos por sentimentos e afetos de curta duração, onde a troca de interesses e o jogo do querer ser mais que outro virou tendência. Os valores não deveriam acabar, em sua essência, apenas passar por uma reestruturação para acompanhar o cenário...

    ResponderExcluir
  3. A própria sociedade impõe características fundamentais para que todo Ser possa viver nela “dignamente”, fazendo do convívio e dos valores humanos, trazidos com o tempo, uma espécie de MODA UTRAPASSADA sempre que uma nova ideia surge. Existe o grande conflito entre o “Ser” e o “Ter”, você enquanto participante de um meio ou grupo social deve estar dentro das exigências desse grupo, os quais muitas vezes trabalham com a questão do TER, ou seja, o material que pode ser apresentado pela pessoa vale mais do que ela mesmo. Não se fala mais em caráter, princípios e relações de afetos verdadeiras, o Ser Humano aproveita do Humano para justificar suas ações, tentando esconder seus erros com aquele velho jeitinho brasileiro.

    ResponderExcluir
  4. A selvageria humana é o próprio ser humano se destruindo por se próprio, por ambição, ódio, usura, poder, falta de DEUS no coração, entre outros fatores.
    Espero que esta situação não volte aos tempos do Caribe, como você cita.
    Parabéns pela matéria Jefferson.

    ResponderExcluir
  5. Simplesmente falou tudoO. É impressionante o que o ser humano é capaz de fazer. E infelizmente tudo o que vc escreveu não passa da mais cruel e dura realidade.

    ResponderExcluir